Novos Voos - Take Two

terça-feira, abril 12, 2005
Cadeia de Literatura

Fui convidado para este desafio, saboroso, por duas amigas, quase em simultâneo, a Lique e a Mushu, e confesso que foram convites que muito me lisonjearam, ainda mais pelas razões apresentadas pelas duas.
Mas adiante. Vou responder ao questionário, e passá-lo a três pessoas:

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
- Ser um livro não me seduz. Preferia ser um moleskine, apesar de não apreciar por aí além tatuagens, e um moleskine acaba por ser tatuado com as nossas palavras, acho eu

Já alguma vez ficaste apanhadinho por um personagem de ficção?
- Não é bem um personagem de ficção. É o próprio, Bill Bryson, um "turista acidental" porque é o protagonista dos seus próprios livros, e porque os seus livros são sobre viagens. Ora viajar, era o que estaria continuamente a fazer...se pudesse. Depois, ele tem um sentido de humor notável.
Pensando bem, o Phileas Fogg, do Júlio Verne também acaba por ser um viajante, não é? Gosto do Phileas Fogg.

Qual foi o último livro que compraste?
- Cá em casa não sou o único a comprar livros. O último a ser comprado, foi o Memória das minhas putas tristes do Gabriel Garcia Marquez.

Qual foi o último livro que leste?

- O último que acabei foi Mundo do Fim do Mundo, de Luís Sepúlveda

Que livros estás a ler?
Memória das minhas putas tristes, do Gabriel Garcia Marquez, e uma colectânea de poemas da Sophia de Mello Breyner

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
- O Principezinho, de St. Exupery
- O Velho que lia romances de amor, de Luís Sepúlveda
- Obra Poética, de Sophia de Mello Breyner Anderson
- Obras Completas, de Pablo Neruda
- Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado.

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
Mais importante que tudo, são três amigas de quem gosto muito. Depois:
- À Jacky, porque sei que ela adora ler, e acho que vai acrescentar muito de bom, a este desafio.
- À MJM, porque tem uma cultura vasta, e sei que vai apontar caminhos de leitura alternativos.
- À Viajante, porque respira letras, tem uma escrita reflexo de múltiplas e ricas leituras e eu gostava de saber as suas leituras preferidas (embora já conheça algumas)

E os vencedores são?
- Todos nós. Os que lemos

Escrito por: VdeAlmeida, em 4/12/2005 03:45:00 da tarde | Permalink | |


0 Comments:


Estou no Blog.com.pt