Novos Voos - Take Two

quinta-feira, julho 08, 2004
Meninos


0218.jpg

Hoje quero-vos dar conta de uma coisa que, nos últimos tempos me tem entristecido ao percorrer esta minha Lisboa
Passo pelos cruzamentos desta nossa cidade, e raro é aquele em que uma mulher, nova, morena, muito morena, de vestes compridas e antiquadas e debraçando invariavelmente uma criança, não se dirige às viaturas paradas pelo sinal vermelho, de mão estendida, em busca de uma moeda.
Li aqui há tempos que se trata de mulheres de etnia cigana, originárias da Roménia. Acreditei, claro.

Entendo que as pessoas saiam dos seus países em busca de melhor vida. Além de sermos um país de emigrantes, os minhas ideias universais levam-me a não gostar muito de fronteiras desenhadas por guerras ou ideais hegemónicos. Além de que, nunca se me manifestou qualquer laivo de xenofobia.

Já entendo menos que as pessoas saiam das suas terras de origem para subsistir através da mendicidade. Li que seriam costumes ancestrais. Pois, a tourada também o é e eu considero a tourada uma barbaridade. E a pena de morte, no séc XIX também o era. Até ser abolida na maior parte dos países. Ou a escravatura.

Agora o que não entendo nem aceito é que se use uma criança para tal propósito. Li até, que algumas dessas crianças não serão filhas das mulheres que as carregam e sim alugadas para servirem de isco à bondade alheia. Nisto, nem sequer quero acreditar.

Sei é que este tipo de mendicidade, em que a criança é utilisada como intolerável chantagem emocional, é proibida por lei. E não vejo as autoridades tomarem qualquer medida. Em contrapartida, e por todo o lado, carros bloqueados são mais que muitos

A mendicidade sempre me doeu. Mais ainda, constatar que o estado, a quem deveria competir a resolução deste flagelo, muito pouco ou nada faz para o resolver. E neste caso, em que estão a ser utilisados crianças de uma maneira quase obscena, parecem mesmo fechar os olhos e assobiar para o lado.

As crianças, não só no caso Casa Pia, devem ser protegidas de todas as formas. E é ao estado que tal compete em primeira instância. Já bem basta não os terem sabido proteger quando os tinham à sua guarda.

...Menino sem condição
Irmão de todos os nus
Tira os olhos do chão
Vem ver a luz

Menino do mal trajar
Um novo dia lá vem
Só quem souber cantar
Vira também

Negro bairro negro
Bairro negro
Onde não há pão
Não há sossego

Menino pobre o teu lar
Queira ou não queira o papão
Há-de um dia cantar
Esta canção...

(Zeca Afonso)

Foto daqui

Escrito por: VdeAlmeida, em 7/08/2004 01:19:00 da tarde | Permalink | |


0 Comments:


Estou no Blog.com.pt