Novos Voos - Take Two

quinta-feira, maio 03, 2007
Do Dia da Mãe
É reconhecida a minha falha de memória no que diz respeito a datas. Esqueço-me do dia de anos da sogra, levanto-me ao domingo para ir trabalhar e volto para a cama de barba feita e banho já tomado, e só não me esqueço do dia da renda de casa porque o senhorio a partir do dia 1 faz questão de mo lembrar todas as manhãs.
No entanto, há datas das quais supunha ter certezas muito firmes.
Foi portanto com a máxima surpresa que, chegado ao El Corte Inglês, vi os avisos em grandes cartazes: “Surpreenda a sua Mãe …blá, blá, blá, …no próximo dia 6 de Maio”. Dia da Mãe no dia 6 de Maio? Nas brumas da minha memória soa-me o dia 8 de Dezembro! Não era sempre a 8 de Dezembro? Era!
Ora aqui está uma das explicações plausíveis para o meu recorrente esquecimento em relação a datas eventualmente importantes. Andam constantemente a mudá-las! Mas desta vez estou avisado. E por isso não tenho desculpa para a deixar passar. É por isso, e para evitar que me esqueça novamente, que em antecipação aqui deixo duas ternas e antigas estóriazinhas alusivas à data:
gravura de Vasuti Platakov

Encantado com o churrasco com que um seu amigo o presenteara, o canibal pergunta-lhe:
- Estava uma maravilha. Creio que nunca comi nada tão bom na minha vida.
- É natural - responde-lhe o outro. Já devias saber que mãe há só uma.


******

O Pedro, vendo duas lustrosas maçãs no cesto da fruta da cozinha, pergunta para a mãe:
- Mãe, posso comer maçã?
A mãe, sentada no sofá da sala, responde-lhe:
- Sim, filho. E já agora, traz-me uma a mim.
O Pedro, guloso das duas, mete uma ao bolso, trinca a outra, e responde à mãe:
- Mãe! Há só uma!

Gravura do Nemzeti Vasúti Múzeum

Escrito por: VdeAlmeida, em 5/03/2007 09:30:00 da tarde | Permalink | |


11 Comments:


  • At 11:01 da manhã, Blogger Maria Clarinda

    ;) lol, momentos de piada nas duas histórinhas, que caem bem.
    Sim um Dia Especial, mudado já há algum tempo...será sempre o 1º domingo de Maio, portanto é bom não fixares o dia 6 para o ano será outro dia...lol.
    Jinhos grandes!  
  • At 4:08 da tarde, Blogger Miss Allen

    Estimado Yard,

    A primeira lembra-me a da avó:

    - Mãe, mãe, não gosto da avó.
    - Pronto, está bem filho, come só as batatas.

    Afinal, também aprecia a fome noir.

    [rio]  
  • At 5:37 da tarde, Blogger spring

    olá yardbird!
    a nós sucedeu o mesmo já lá vai uma semana quando começamos a ver as montras a referir o dia da mãe..."então não era em Dezembro!!!"
    aos domingos vamos iniciar no "paixões e desejos" as nossas "sessões de cinema" esperamos que gostes.
    um abraço cinéfilo... gostamos deste Tom Waits em fundo...
    paula e rui lima  
  • At 12:54 da tarde, Blogger Letras de Babel

    este dia é que é todos os dias. quer o homem queira, quer não...  
  • At 4:01 da tarde, Blogger VdeAlmeida

    Pois, tudo muda. E eu que teimo em não o fazer, Clarinda lol!!
    Beijinhos :-)  
  • At 4:03 da tarde, Blogger VdeAlmeida

    Caríssima miss Allen,

    E ainda há outra do miudo que queria dar um baile em casa.
    - Mas não temos espaço, filho!
    - Arranja-se mãe. Sempre se pode pôr o caixão da avó ao alto!

    Toujours, miss...  
  • At 4:04 da tarde, Blogger VdeAlmeida

    Atrasado, mas lá irei agora, Rui
    Abraço para vocês :-)  
  • At 4:04 da tarde, Blogger VdeAlmeida

    Concordo perfeiutamente, Letras :-)  
  • At 6:46 da tarde, Blogger Miss Allen

    [risos]

    E ainda aquela:

    - Mãe, mãe, eu não quero conhecer o avô.
    - Cala-te e continua a cavar.

    Será normal que sejamos tão negros, estimado Yard?  
  • At 2:52 da tarde, Blogger VdeAlmeida

    Caríssima Miss Allen

    Anormal seria não descobrir gozo em tudo  
  • At 5:20 da tarde, Blogger Raquel Alves

    CaroYard,
    Hoje cruzei-me com o teu "voo", por mero acaso.Gostei de "pousar" aqui (é interessante e de qualidade). Eu estou a construir um simples espaço, só meu...por isso mesmo vou devagar.
    Quanto ao dia das Mães (o plural pretende abarcar as mães reais e, não só Maria),acabo por considerar dois!  
Estou no Blog.com.pt