Novos Voos - Take Two

terça-feira, junho 08, 2004
Olhares


0160.jpg


Escreveu Sophia de Mello Breyner Anderson:

"Cortaram os trigos. Agora
A minha solidão vê-se melhor
"
in Obra Poética III

...E Luís de Sepúlveda:

"(...)A Mabel.
Com a passagem do tempo aprendi a esquecer as suas palavras olhos, a dimensão dos seus adjectivos lábios, a nítidez das suas mãos substantivos. Com a passagem do tempo, passou o tempo sobre os meus passos, e eu fui-me enchendo de esquecimentos que me foram esquecendo. A cidade de que falei já não existe, nem as ruas, nem a loja das mudas, nem as gravatas largas como remos, nem as palmeiras anãs, nem a atmosfera proustiana livre de decadências. Tudo sucumbiu. A música, o salão de bailes, o cão inclinado junto do gramofone. Tudo se perdeu, perdi. Perdeu-se há que tempos o inchaço do meu olho, mas permanece o hematoma da alma e alguma coisa falta, Mabel, alguma coisa falta, e por isso uma pessoa anda pela vida fora caminhando como um insecto coxo, como uma lagartixa sem rabo, ou coisa assim
."
in Encontro de Amor num País em Guerra

Interrogo-me sobre o que escreveria eu. Como se descreve o vazio? Pode-se?
Então prefiro responder com as palavras de Paul Eluard:

"Os meus altos estavam à minha altura
Andei por todas as minhas ravinas
E não duvido nada da banalidade da minha vida
Os meus amores cresceram num jardim jardim
As minhas verdades e os meus erros
Pude pesá-los como se pesa
O trigo que multiplica ao sol
Ou então o que falta no celeiro
Dei à minha sede a sombra de um pesado abismo
À minha alegria dei o poder compreender a perfeição
Da forma de uma jarra
"
in Últimos Poemas de Amor

Foto daqui

Escrito por: VdeAlmeida, em 6/08/2004 09:35:00 da manhã | Permalink | |


0 Comments:


Estou no Blog.com.pt