Novos Voos - Take Two

segunda-feira, maio 31, 2004
Uma segunda visão


N'O Céu Sobre Berlim, o Frederico Hartley fala-nos hoje de um filme, antigo, de D.W. Grifith, "Broken Blossoms", que será de todo o interesse ver ou rever.
A CC, na sua Sôfrega, trouxe-nos, com o deslumbramento pelo que viu reflectido nos apontamentos que traça, o novo filme de Almodôvar, que espero ver em breve.
Parece então que por aqui, o cinema volta à ordem do dia e ocorre-me que há dias, num comentário a um post da MJM, no seu Baby Lonia, lhe dizia eu que o nosso "momento" tem muita influência na nossa leitura de determinado filme.
Lembro-me de alguns cuja primeira visão foi positiva, quiçá porque vistos em altura de maior euforia, de tal modo que me levaram a uma repetição que se revelou decepcionante.
O inverso igualmente, e é isso que vos quero hoje referir, pois que se trata, para mim, de um caso que entendo exemplar e de elementar justiça referir.

Há anos atrás vi "Morte em Veneza", de Visconti. Confesso que achei uma seca. Abri excepção para a notável interpretação de Dirk Bogard no principal papel.
Ora, há pouco tempo revi-o. E revista completamente foi a minha opinião sobre o filme. Trata-se, com efeito, de uma obra notável, um impressionante retrato feito pelo cineasta, baseado na obra de Thomas Mann. E é sobretudo impressionante porque os diálogos são raros, a cãmara torna-os quase supérfluos, ela própria "descreve" o que há a descrever. A palavra torna-se assim, e quase sem darmos conta, dispensável. A nossa vista, pela mão segura do realizador, leva-nos a todos os cantos, dá-nos todos os olhares e expressões, desvenda todos e cada pensamento.
Fica pois esta minha reflexão, e a questão de se, muitas vezes, um filme não será por nós injustamente depreciado, só porque, na altura em que o vimos não estamos "in tne mood"

P.S.- Quase na mesma altura vi "Os Danados", também de Visconti. Este, apesar de ser um bom filme, achei-o demasiado palavroso, precisamente o inverso da Morte em Veneza. A ver, no entanto.
Agora, aguardo com impaciência a saída em DVD do magnífico "O Leopardo", também do mestre italiano

Escrito por: VdeAlmeida, em 5/31/2004 02:03:00 da tarde | Permalink | |


0 Comments:


Estou no Blog.com.pt