Novos Voos - Take Two

segunda-feira, maio 10, 2004
O porquê de um nick


B000085RUJ.01.LZZZZZZZ.jpg


Perguntarão muitos dos que me leem porque terei eu adoptado o nick de Yardbird. Claro, já vos contei que sempre sonhei "voar" nas asas de um pássaro. Podia ter adoptado um nome português, pardal, estorninho, melro ou outro qualquer. Ou podia ser em inglês (como é), sparrow, mockingbird. Mas não, é Yardbird.
É que o nome conjuga a essência do pássaro de pátio, um pequeno e vulgar vadio como eu sempre me considerei, e a música que amo desde sempre.
Os Yardbirds

m_top1.jpg

foram uma das bandas seminais de Rythm'n'blues de Inglaterra, movimento introduzido na velha Albion por Alexis Korner, mas principalmente por John Mayall, e que foi beber às raízes dos blues negros do delta do Mississipi.
Da lista de grupos da altura faziam parte nomes ilustres: Rolling Stones,

que até à morte de Brian Jones (aqui ao lado) pouco se desviaram do rumo escolhido, os Animals de Eric Burdon, os Spencer Davis Group, de Stevie Winwood, os Them, de Van Morrison ou os Pretty Things.
Dos Yardbirds sairam três dos maiores guitarristas de todos os tempos: Eric "slowhand" Clapton (vejam na foto que encabeça o post se o reconhecem, é o do meio), que fez parte do grupo original, Jeff Beck e Jimmy Page.
Dos Yardbirds, seria a autoria da que é reconhecida com a primeira música psicadélica de sempre, "For your love", onde pela primeira vez na música popular era utilizada uma harpsichord, um instrumento quase em desuso, e só usado em música antiga.


Foram também o grupo escolhido pelo enorme bluesman Sonny Boy Williamson para o acompanharem numa digressão como banda de apoio, tendo mesmo gravado um álbum com o músico de Chicago.
Seria com Jimmy Page, que depois de muitas alterações na formação original, os Yardbirds se transformaram em Led Zeppellin, a primeira grande banda de heavy.
No ano passado, reuniram-se alguns dos antigos Yardbirds e gravaram o cd Birdland, com a original capa que ao lado se reproduz, obra do artista alemão Moorkunst.
Já agora, e titulo de informação, eis a formação original: Eric Clapton, Chris Dreja, Keith Relf, Paul Samwell-Smith e Jim McCarthy.
Para mais, é só seguirem os links.

Esclarecidos?

Escrito por: VdeAlmeida, em 5/10/2004 09:43:00 da tarde | Permalink | |


0 Comments:


Estou no Blog.com.pt